CARO PROFESSOR

Voltar

 

 

    O material aqui apresentado tem por objetivo a criação de proposições didáticas que, baseadas no exercício de leitura de imagem, possibilitem o diálogo entre o discurso poético proferido por cada uma das obras que o compõem e temas análogos do Meio Ambiente.

    Essa empreitada colocou diante de nós dois grandes desafios. O primeiro foi tratar os assuntos do meio ambiente de modo que todo o percurso proposto funcionasse como um instrumento de reflexão sobre a vida de nosso planeta.

    O outro desafio foi criar proposições na área de Artes que não funcionassem como meras “ilustrações” para temas relacionados ao Meio Ambiente, mas que tanto as técnicas escolhidas como os diálogos estabelecidos com os temas fossem sugeridos a partir do discurso instaurado pela própria obra.

    Acreditamos que as habilidades de descrever, narrar, analisar, estabelecer relações e interpretar devem reger os objetivos a serem trabalhados pelo educador de arte para a construção de leitores de imagem. A metodologia* aqui empregada não apresenta a biografia do artista como primeira informação ao leitor. Ela mostra a obra de arte, que é o objeto produzido pelo artista. Esse é o texto que deve nos interessar para desenvolver as habilidades de leitura.

    É importante destacar que é possível elaborar propostas com base na leitura de uma imagem em todas as aulas nas quais se trabalha uma das habilidades dessa metodologia. E qualquer habilidade utilizada pode desencadear um trabalho plástico.

    O tempo em que o artista viveu, o nome da obra de arte, assim como as informações técnicas que aparecem nas fichas que acompanham os trabalhos são importantes. Mas, nessa metodologia, esses dados devem ser oferecidos na etapa das relações entre texto e contexto.

    Esperamos que nosso trabalho o ajude em sua tarefa de educar para um mundo melhor.

 

    Boas aulas!